terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ENCERRAMENTO DO 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009


Terminou a 19 de Dezembro o 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 que teve início a 6 de Novembro. Foram sete fins-de-semana recheados de teatro, público, animação, diversão e muitos, mas muitos aplausos. Na edição deste ano, em cerca de mês e meio realizaram-se 12 espectáculos de teatro (7 para adultos e 5 para crianças), um encontro de contadores de histórias, duas oficinas de formação (uma de contadores de histórias para adultos e uma oficina de jogos teatrais para o público infantil), um tertúlia de teatro (que contou com a presença de instituições importantes no panorama regional e nacional, tal como a Associação das Colectividades de Gaia, a Federação das Colectividades do Porto, a Associação Nacional de Teatro de Amadores e a companhia profissional Teatro Regional de Montemuro), uma exposição permanente com adereços e figurinos que fizeram a história d'OS PLEBEUS e bem mais de um milhar de espectadores. Por tudo isto, podemos dizer que cumprimos a missão de levar mais alto e promover a cultura (nomeadamente o Teatro) que é feito não só no concelho de Gaia, mas em todo o país. Pelo palco do auditório d'OS PLEBEUS passaram algumas das companhias e dos trabalhos mais premiados a nível local e nacional, trazendo a Avintes o melhor do que é feito no teatro associativo. Além disso, demos ainda às crianças e suas famílias uma programação constante e de qualidade todos os domingos. Foi bom e bonito ver domingo após domingo os nossos pequenos espectadores (já habitués) "arrastar" - conforme nos foi confessado por alguns - os pais para o teatro. Também aí cumprimos a nossa missão ao promover actividades para a família (algo raro no concelho) e cultivar nos mais jovens o gosto pelo teatro. Tudo isto, pela módica quantia de 1 € por bilhete de forma a garantir que todos tivessem acesso ao teatro (e teatro de qualidade). 


O encerramento cumpriu-se conforme dita a tradição deste Encontro de Teatro - com a estreia do novo espectáculo d'OS PLEBEUS. A peça deste ano foi 'MÉDICO À FORÇA' de Molière, encenado por Hugo Sousa. E foi sem ser necessário fazer qualquer força que o público soltou largas e sonoras gargalhadas ao assistir a esta comédia de Molière que, apesar da idade (foi escrita em 1666), continua tão primorosamente actual! Em dois dias (19 e 20 Dezmebro) mais de 400 pessoas assistiram e aplaudiram de pé este espectáculo e os seus artistas. Este espectáculo entrará em itinerância por todo o país em 2010. 




 Quanto ao Encontro de Teatro, haverá mais em 2010. Até lá mantenha-se atendo às publicações no nosso blog e não se esqueça de verificar se OS PLEBEUS estarão a apresentar o 'MÉDICO À FORÇA' numa localidade perto de si! Como dizia alguém: o riso é a cura para todos o males. Venha assistir e comprovar a veracidade deste ditado!


2 comentários:

  1. Grande grupo de Teatro. Parabéns pela peça "O Médico à Força".

    Aquele rapaz que fez de Jaqueline é bonito e gostoso.. :)

    ResponderEliminar
  2. eu gostei muito da peça. Achei muita piada a jaqueline e ao falso médico

    ResponderEliminar