domingo, 8 de novembro de 2009

EXPOSIÇÃO E TERTÚLIA DE ABERTURA DO 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009

O 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 abriu com a inauguração da exposição de figurinos e adereços que constituem a rica história d'Os Plebeus. Elementos de espectáculos mais ou menos antigos, adornam o espaço de galeria que conduz o público até à sala de espectáculos, criando a ambiência propícia para uma grande noite de teatro.

Para além da exposição, que estará patente ao longo de todo o Encontro de Teatro, a edição deste ano, à semelhança do ano transacto, abriu com uma sessão de debate centrada no Teatro. Esta sessão informal - denominada tertúlia, visto ter decorrido à volta de mesas de café (com chá, café e biscoitos) - foi dedicada à temática 'TEATRO E A COMUNIDADE'. Enquanto convidados, estiveram presentes a companhia profissional Teatro Regional da Serra de Montemuro, a Associação Nacional de Teatro de Amadores, a Federação das Colectividades do Distrito do Porto e a Associação das Colectividades de Gaia.

Foi em jeito de conversa participada por todos os presentes e condimentada com a experiência que cada um dos convidados que falámos sobre o Teatro e a relação de cada companhia com a sua comunidade e com outras comunidades (fruto da itinerância). Tomando como exemplo ou ponto de partida o trabalho desenvolvido pelo Teatro Regional da Serra de Montemuro - que tem sido reconhecido nacional e internacionalmente como um exemplo tanto a nível artístico como na revitalização de uma comunidade rural interior e em processo de desertificação -, falámos sobre as potencialidades do Teatro como elemento agregador e revitalizante da comunidade. Partimos do mais amplo – a comunidade, o conjunto - para nos debruçarmos depois no impacto que o Teatro tem no indivíduo, o núcleo da comunidade e da sociedade, e quais as estratégias do Teatro para permanecer vivo e constantemente renovar a comunidade onde se insere.

Trocaram-se experiências, histórias, vivências. Concluímos que o Teatro surge como resposta a um apelo ou necessidade da própria comunidade e que, como tal, se mantém actual, apesar de as necessidades serem diferentes ao longo do tempo e do território. Analisámos também a necessidade de os grupos intervirem na comunidade, pois é dela que nascem. O Teatro tem uma responsabilidade e um papel perante a Comunidade, assim como esta também tem a responsabilidade de manter, preservar e valorizar o Teatro, enquanto forma de Arte e veículo de expressão. No final, já com a hora adiantada, partímos com a sensação de que estarmos mais ricos, porque ficámos a conhecer outras realidades, outras perspectivas e, apesar das diferenças que nos separam, sentimos que o Teatro é sempre possível, desde que haja vontade e trabalho.

E agora, que comecem os espectáculos! VIVA O TEATRO!!

sábado, 7 de novembro de 2009

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 07 NOV - 21H45


A MINHA FAMÍLIA, de Carlos Liscano
Ajitar e Companhia Cães à Solta
Encenação: Rui M. sIlva
Comédia
70 min

A Minha Família, um texto do escritor Uruguaio Carlos Liscano, acompanha o crescimento de uma Família e a forma absurda como esta se relaciona entre si e com a sociedade. Vende-se os filhos como se respira: para sobreviver. Isso não dramatiza ninguém. Nenhum personagem está alarmado. Vender o seu próprio filho para comer, ou até mesmo vender-se a si próprio, para escapar à monotonia do quotidiano e mudar de vida. Separamo-nos para melhor nos encontrarmos.

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [DOM] 08 NOV - 16H00


O TESOURO DO PIRATA ARCO-ÍRIS, a partir de Pluft, o Fantasminha de Maria Clara Machado
Os Plebeus Avintenses
Encenação: José Fernandes e Manuel Franklin
Infantil
60 min


A peça conta a história do rapto da Menina Maribel pelo cruel e ridículo Pirata Gancho Enferrujado. O vilão esconde a menina no sótão de uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas. A trama, a propósito de se centrar na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança Arco-Irís, procura ilustrar as virtudes e os defeitos de todos nós: os Medos, a Coragem, a Cobiça, a Malvadez. Mas a grande chave da poesia teatral criada pela autora e agora adaptada é a amizade que ultrapassa as barreiras do preconceito.

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 14 NOV - 21H45


O QUE NÃO VI, a partir de Histórias Mínimas de Javier Tomeo
Encenação: Rui M. Silva
Teatro Amador de Pombal
Comédia
50 min

O QUE NÃO VI é um espectáculo criado a partir de 'Histórias Mínimas' de Javier Tomeo que aborda a fragilidade humana e a expõe em todo o seu esplendor, sempre numa atmosfera absurda, um absurdo presente em situações do quotidiano, irónicas, bizarras, pitorescas, cruéis, trágicas e banais, que nos provocam estranheza e, ao mesmo tempo, identificação. O autor ocupa-se de personagens marginais, que estão "fora do sistema". Como ele próprio afirma: "a deformidade e a imperfeição são um difícil exercício de amor. É mais difícil gostar-se do monstro".

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [DOM] 15 NOV - 16H00


O DIA EM QUE TROQUEI O MEU PAI POR DOIS PEIXINHOS VERMELHOS, de Neil Gaiman
Encenação: Humberto Pinto e Rita Leitão
Teatro Amador de Pombal
Infantil
45 min


Neste espectáculo entramos num universo em que trocar o Pai é tão fácil como trocar um cromo repetido. O ritmo dos dias que correm faz com que alguns aspectos da nossa vida sejam deixados de parte… Numa história que evidencia a banalidade das trocas que realizamos diariamente, o problema surge quando somos obrigados a desfazer as trocas... Aí, duas irmãs vêem-se obrigadas a partir juntas numa missão de resgate que parece ter o desfecho ao virar de cada esquina.

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 21 NOV

CONTARTE - 1º ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS





29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 21 NOV - 21H45


CAFÉ VALENTIN, de Karl Valentin
Encenação: Victor Valente
Companhia do jogo
Comédia
80 min


Café Valentin integra diversos textos de Karl Valentin, sendo o espectáculo marcado por um inteligente e corrosivo sentido de humor e por incompreensões verbais e trocadilhos. Dois actores e duas actrizes atravessam o universo de Karl Valentin e dão vida às diversas personagens do espectáculo durante cerca de 80 minutos carregados do humor do dramaturgo e cómico alemão. Nunca pretendendo moralizar, os diversos sketchs que compõem o espectáculo caminham entre jogos de palavras e acabam em situações de desequilíbrio absurdo.

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [DOM] 22 NOV - 16H00


CONTA-ME UM CONTO
Ilha Mágica
CONTARTE - 1º Encontro de Contadores de Histórias de Avintes
Contadores de histórias
50 min

Era uma vez... em Avintes. CONTARTE - 1º Encontro de Contadores de Histórias de Avintes.Pequenas histórias contadas por pessoas que ainda acreditam na magia, nos sonhos e na imaginação. Para miúdos e graúdos, para a família inteira escutar, ver e sentir a magia das palavras. Porque os contos não são só para ser lidos, mas também para serem contados, partilhados e reinventados - quem conta um conto acrescenta um ponto! - vamos abrir bem os ouvidos e arregalar bem os olhos para ver e ouvir as histórias que nesta sessão serão partilhadas. Vitória, vitória... vão começar as histórias.

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 28 NOV - 21H45


O QUE HÁ MAIS SÃO HOMENS, de Casimiro Simões e Luís Veríssimo
Encenação: Casimiro Simões
Teatro Olimpo
Farsa
55 min


O abismo entre os sexos, as incompreensões e os conflitos, mesmo no século XXI, continua presente na vida de todos nós, tal como na época em que Adão teve pela primeira vez aquelas complicações com a Eva. Somos a única espécie animal que tem continuamente problemas com o ritual de acasalamento, as formas de cortejar e os relacionamentos. As outras espécies têm a coisa toda resolvida, e ambos os sexos dão-se bem. Os seres humanos, pelo contrário, são infinitamente complicados. As mulheres dizem que querem homens sensíveis, mas nunca querem que eles sejam demasiado sensíveis. Os homens não têm grande noção sobre esta subtil distinção. Não se Apercebem que precisam de ser sensíveis aos sentimentos de uma mulher, mas duros e viris relativamente a outros aspectos…

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [DOM] 29 NOV - 16H00



* SERAFIM E MALACUECO
a partir de 'Serafim e Malcueco na Corte do Rei Escama' de António Torrado
Infantil
45 min


SERAFIM e MALACUECO são dois vagabundos que vão embarcar numa emocionante viagem com o Pirata da Perna de Pau por mares nunca dantes navegados, até à ilha deserta do Rei Escama. Por entre trapalhices, azares e desventuras, SERAFIM e MALACUECO vão descobrir o verdadeiro sentido da vida.

* Por questões alheias à organização do 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009, o espectáculo WRESTLER - NEM TUDO O QUE PARECE É foi substituído por SERAFIM E MALACUECO. 

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 5 DEZ - 21H45


O CRIME DA ALDEIA VELHA, de Bernardo Santareno
Encenação: Manuel Ramos Costa
Grupo Mérito Dramático Avintense
Drama
60 min

O CRIME DA ALDEIA VELHA, uma das obras-primas do mestre dramaturgo Bernardo Santareno, é um drama baseado em factos reais ocorridos em Marco de Canavezes na década 30 do século passado. Uma mulher é espancada e depois incendiada para - nas palavras redigidas no "Primeiro de Janeiro" de 1934 - "a livrarem do demónio - nada mais - e convencidos de que, após a queima, a pobre mulher podia resuscitar". O assunto da peça, se relacionado com os actuais comportamentos das pessoas e das suas novas formas de resolver os problemas, torna-se verdadeiramente ajustado aos dias de hoje. Não anda a maioria dos portugueses a enriquecer todo o tipo de bruxos e bruxas com o fito de resolver as suas aflições?

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [DOM] 6 DEZ - 16H00


OFICINA DE JOGOS TEATRAIS
Oficina teatral para jovens dos 8-13 anos
Plebeus Avintenses
Infantil
2h

Direccionada para crianças entre os 8 e os 13 anos de idade, esta oficina pretende ser um espaço de descoberta e primeiro contacto com o teatro. Através de uma série de jogos didácticos, os participantes irão aprender brincando e descobrir muita coisa sobre si e o mundo do teatro. Entra nesta brincadeira e vem jogar ao "faz-de-conta"... mas a sério!

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 12 DEZ - 21H45


DIAS FELIZES, de Samuel Beckett
Encenação: Luz da Câmara
Teatro Meia Via
Drama
70 min

Winnie é uma personagem que cria o seu presente a partir de fragmentos de uma existência anterior. Está a afundar-se na terra e passa o tempo entre a campainha que toca para acordar e a que toca para dormir tentando envolver Willie – o seu companheiro – na conversa, evocando memórias de uma vida anterior, em que a mobilidade era possível, contando histórias a si própria e remexendo nos seus objectos dentro do saco. O seu conflito interior reside no facto de o seu interlocutor lhe poder falhar e ter que passar a falar sozinha, coisa que não poderá suportar.

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [DOM] 13 DEZ - 16H00

PIANO MAS POUCO
Criação Art'Imagem
Juventude Unida de Mosteiró
Infantil
60 min

Este texto aborda de uma forma cómica e peculiar um dos mais famosos contos infantis - "A Branca de Neve e os Sete Anões". Não se trata de um projecto comum, que segue um texto rígido e inflexível, mas sim de uma livre interpretação do conto que procura explorar a vertente cénica e a expressão dramática dos intérpretes. Não espere ver a Branca de Neve como sempre a conheceu!!

29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 [SÁB] 19 DEZ - 21H45


MÉDICO À FORÇA, de Molière [ESTREIA]
Encenação: Hugo Sousa
Os Plebeus Avintenses
Comédia
70 min
Molière escreveu "O Médico à Força" em 1666, ridicularizando o charlatanismo na medicina. Na peça, um camponês é forçado pela mulher a passar-se por médico e tentar curar a mudez da filha de um burguês. Mas as farsas não param por aí: a mudinha também está a tentar enganar o pai...É preciso muito cuidado com as imitações! Existe muitas vezes uma grande diferença entre o ser e o parecer. A nossa encenação do médico à força de Moliere tenta explorar ao máximo essas diferenças. Mas atenção cuidado, muito cuidado com as imitações! Uns são, outros só parecem.