terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ENCERRAMENTO DO 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009


Terminou a 19 de Dezembro o 29º ENCONTRO DE TEATRO - PLEBEUS 2009 que teve início a 6 de Novembro. Foram sete fins-de-semana recheados de teatro, público, animação, diversão e muitos, mas muitos aplausos. Na edição deste ano, em cerca de mês e meio realizaram-se 12 espectáculos de teatro (7 para adultos e 5 para crianças), um encontro de contadores de histórias, duas oficinas de formação (uma de contadores de histórias para adultos e uma oficina de jogos teatrais para o público infantil), um tertúlia de teatro (que contou com a presença de instituições importantes no panorama regional e nacional, tal como a Associação das Colectividades de Gaia, a Federação das Colectividades do Porto, a Associação Nacional de Teatro de Amadores e a companhia profissional Teatro Regional de Montemuro), uma exposição permanente com adereços e figurinos que fizeram a história d'OS PLEBEUS e bem mais de um milhar de espectadores. Por tudo isto, podemos dizer que cumprimos a missão de levar mais alto e promover a cultura (nomeadamente o Teatro) que é feito não só no concelho de Gaia, mas em todo o país. Pelo palco do auditório d'OS PLEBEUS passaram algumas das companhias e dos trabalhos mais premiados a nível local e nacional, trazendo a Avintes o melhor do que é feito no teatro associativo. Além disso, demos ainda às crianças e suas famílias uma programação constante e de qualidade todos os domingos. Foi bom e bonito ver domingo após domingo os nossos pequenos espectadores (já habitués) "arrastar" - conforme nos foi confessado por alguns - os pais para o teatro. Também aí cumprimos a nossa missão ao promover actividades para a família (algo raro no concelho) e cultivar nos mais jovens o gosto pelo teatro. Tudo isto, pela módica quantia de 1 € por bilhete de forma a garantir que todos tivessem acesso ao teatro (e teatro de qualidade). 


O encerramento cumpriu-se conforme dita a tradição deste Encontro de Teatro - com a estreia do novo espectáculo d'OS PLEBEUS. A peça deste ano foi 'MÉDICO À FORÇA' de Molière, encenado por Hugo Sousa. E foi sem ser necessário fazer qualquer força que o público soltou largas e sonoras gargalhadas ao assistir a esta comédia de Molière que, apesar da idade (foi escrita em 1666), continua tão primorosamente actual! Em dois dias (19 e 20 Dezmebro) mais de 400 pessoas assistiram e aplaudiram de pé este espectáculo e os seus artistas. Este espectáculo entrará em itinerância por todo o país em 2010. 




 Quanto ao Encontro de Teatro, haverá mais em 2010. Até lá mantenha-se atendo às publicações no nosso blog e não se esqueça de verificar se OS PLEBEUS estarão a apresentar o 'MÉDICO À FORÇA' numa localidade perto de si! Como dizia alguém: o riso é a cura para todos o males. Venha assistir e comprovar a veracidade deste ditado!


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

[ESTREIA] MÉDICO À FORÇA :: 19 DEZ :: 21H45 :: AUDITÓRIO PLEBEUS



‘MÉDICO À FORÇA’ de Molière

Molière escreveu "O Médico à Força" em 1666, ridicularizando o charlatanismo na medicina. Na peça, um camponês é forçado pela mulher a passar-se por médico e tentar curar a mudez da filha de um burguês. Mas as farsas não param por aí: a mudinha também está a tentar enganar o pai...


É preciso muito cuidado com as imitações! Existe muitas vezes uma grande diferença entre o ser e o parecer. A nossa encenação do médico à força de Molière tenta explorar ao máximo essas diferenças. O próprio teatro sofre deste mal, de tentar ser mas unicamente parecer. Talvez consigamos ser uma vez ou outra, em tom de comédia vamos questionar quantas vezes a maquilhagem é usada para esconder nódoas negras, quantas vezes um fato encobre um ignorante, quantas vezes uma doença não passa de uma tentativa de fuga de um problema e quantas vezes um sorriso esconde a dor. Vamos perguntar isto tudo, mas sempre com um sorriso nos lábios. Mas atenção cuidado, muito cuidado com as imitações! Uns são, outros só parecem.


FICHA TÉCNICA

encenação HUGO SOUSA
assistente de encenação SÍLVIA CRUZ

Sganarelo MANUEL ALMEIDA
Martinha CLÁUDIA PINTO
Roberto LUÍS SOUSA
Valério DIOGO AZEVEDO
Lucas RICARDO FARIA
Geronte ANTÓNIO ARAÚJO
Jacqueline LUÍS SOUSA
Lucinda TÂNIA MARTINS
Leandro ALEXANDRE PINTO

cenografia HUGO SOUSA e JOÃO CARRILHO
figurinos SARA RODRIGUES
execução de figurinos MARIA DA CONCEIÇÃO, MARGARIDA FERNANDES e ROSA PINTO
maquilhagem  SÍLVIA CRUZ
montagem HORÁCIO BERNARDINO, JORGE ARAÚJO, JOÃO MOTA e JOÃO CARRILHO
desenho de luz HUGO SOUSA
pesquisa musical HUGO SOUSA
imagem gráfica RUI PEDRO BOTELHO

produção OS PLEBEUS AVINTENSES

duração aproximada 80 MINUTOS | acto único

estreia 19 DEZEMBRO 2009 – AUDITÓRIO OS PLEBEUS AVINTENSES (AVINTES)

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

espectáculos 19 DEZ | 21h45 :: 20 DEZ | 16h00 :: auditório os plebeus avintenses

Informações e reservas:

OS PLEBEUS AVINTENSES
Rua 5 de Outubro, 2095
Apartado 3046
4431-801 Avintes
T. 227820912
F. 227820912
M. 966919774
plebeus@gmail.com
http://osplebeusavintenses.blogspot.com