sexta-feira, 29 de outubro de 2010

30 Encontro Plebeus - "Quem tem farelos" [SEX. 21.45h]

A Capoeira apresenta "Quem tem farelos" de Gil Vicente.

Apariço e Ordoño, “moços de esporas” (isto é, criados que começavam a servir em casa ou na cavalariça na esperança de melhor situação) encontran-se na rua, ao andarem em busca de farelos. O reencontro é motivo para descrições desdenhosas sobre os respectivos amos.
Na mutação de cena, anunciado por apariço, surge o escudeiro Aires Rosado lendo no seu cancioneiro, enquanto prepara a serenata a à porta de Isabel. Nela, Aires Rosado vai falando sozinho, ja que as respostas de sua dama nunca são escutadas e vê os seus galanteiros serem sucessivamente interrompidos pelos barulhos de cães, gatos e galos (executados pelos criados?...)
Finalmente acorda a velha, mãe de Isabel, que com as suas pragas e maldições põe o escudeiro em fuga.
A peça termina com uma discussão entre a velha e a filha, na qual esta recusa as tarefas indicadas pela mãe ( costureira, tecer, fiar) em favor de tratar de si para poder ser namorada.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Homenagem a Adriano

Os Plebeus Avintenses e a Associação Adriano Correia de Oliveira apresentam: o espectáculo "Trovas e Canções", sexta-feira, 22 de Outubro, pelas 22h, nos Plebeus, onde se prestará homenagem á memória de Adriano Correira de Oliveira, com a participação de Maria Jose e Gildo Oliveira.

A entrada é livre, apareça! :)

sábado, 16 de outubro de 2010

30 Encontro Plebeus - "Moinhos de Vento" [Sáb. 21.45h]


"Este Espectáculo , composto por duas peças; "O Fim da Última Página" e "O Dia Seguinte" leva-nos a uma introspecção relacionada com as atitudes que tomamos, umas provocadas outras não, em situações de desespero e ausência de soluções.

Muitas vezes, as amarguras e as dificuldades que a vida nos põem, massacram-nos de tal forma, que o medo de não superar essas dificuldades nos leva a tomar atitudes irreversíveis, das quais não teremos tempo de nos arrepender."




sábado, 9 de outubro de 2010

30 Encontro Plebeus - "O Santo e a Porca" [Sáb. 21.45h]




Teatro Coelima apresenta: "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna

Comédia
Classificação: M/12 anos
60 minutos aprox.
M/12 anos"O Santo e a Porca" apresenta a história de um velho avarento, devoto de Santo António que esconde na sua casa uma porca cheia de dinheiro. De uma forma divertida, a narração mistura o religioso e o profano.

 

O autor utiliza um enredo muito simples para tratar de algo complexo, como a relação do mundo material com o espiritual.